terça-feira, 14 de maio de 2013


Como ser um verdadeiro cristão

Texto base: At.11:26. Tendo-o encontrado, levou para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. E em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
O cristão não é reconhecido pela suas vestimentas, nem porque carrega a Bíblia, nem porque faz o sinal da cruz, ou tem um terço, nem porque da a paz do Senhor, ou sapateia, ele não faz espetaculos carnais.
O verdadeiro cristão é discípulo de Cristo.(as pessoas dizem: lá vai Jesus) Jo.14:12.


As características de um discípulo de Cristo
1.    Imita a Cristo.

1Jo.2:6. Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.
1Co.11:1. Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.(Escola Judaica)
Ø  Imitar a Cristo é obedecer a sua doutrina e os seus mandamentos.
1Jo.2:4. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não esta a verdade.

2.    Ele que estar junto do Mestre.

O verdadeiro discípulo cresce no dia da repreensão. João  capitulo 6: Jesus multiplicou Paes e peixes, andou por sobre as águas, começou o seu discurso dizendo ser o pão da vida, os judeus murmuram contra ele, ai os discípulos se escandalizaram com ele, e se retiram do lado de Jesus por influencia de terceiros.
Jo.6:66-69.( ler na Bíblia)

Como estar junto de Cristo hoje?
·         Lendo a palavra
·         Oração
·         Comunhão com o corpo de Cristo(Igreja)

3.    Ele produz fruto.

Jo.15:16. Não foste vós que me escolhestes a mim, pelo contrario, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

Hoje em dia ha uma confusão no meio do povo de Deus, achando que dons são frutos.

Dons. São de Deus para o homem:

1Co.12.11 Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas essas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz(quer), a cada um individualmente.

Frutos. É do homem para Deus.

Jo.15:8.Nisto o pai é glorificado, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.
Verificamos na Bíblia que pessoas que tem dons espirituais, mesmo assim vão para o inferno.
Mt.7:21-23 ( na Bíblia )

4.    Gosta de se relacionar com outros discípulos.

Jo.13:35. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros.
Jo.17:21. A fim de que todos sejam um; e como és tu, ó pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.

Corpo anda unido, quem já viu um dedo sair do corpo e andar sozinho.

5.    Discípulo faz discípulos.

Mt.28:19. Ide, portanto, fazei discípulo de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.


Quais os passos para eu me tornar um verdadeiro discipulo de Cristo.
                     I.        Ler a Bíblia.
Sl.119:11. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.

                  II.        Aprender a Bíblia. (dicionário: estudar, adquirir conhecimento)
Mt.11:29. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.

                III.        Entender a Bíblia. ( dicionário: apossar-se do sentido )
Pv.19:8. O que adquire entendimento ama a sua alma; o que conserva a inteligência acha o bem.
A alma consiste em: INTELECTO, EMOÇÃO, VONTADE.
                  IV.        Obedecer a Bíblia.
1Sm.15:22. Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocausto e sacrifício quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.

                    V.        Aplica a Bíblia.
Tg.1:22. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e ao somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

A aplicação da Bíblia só se da nos outros, então o Amor, se da se você amar outros sem hipocrisia, mas amar de verdade, ajudando no que a pessoa precisa, acolhendo a pessoa como Cristo fez.

Conclusão: Mt.6:33. Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.                      

O discípulos de Cristo buscam agradar em primeiro lugar o seu mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário